quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SITIO HISTÓRICO-CULTURAL: IGREJA MATRIZ DE JOÂO BATISTA



Uma das igrejas mais antigas da região, 1630, foi erguida por Lourenço do Espírito Santo e um grupo de pescadores. Era uma pequena capela de madeira e localizava-se no mesmo local onde hoje existe o belo templo da Matriz. Em 1644 foi reconhecida pelo prelado do Rio de Janeiro como Freguesia. Foi reconstruída em 1679 e reformada em 1713, acrescida das capelas de Nossa Senhora do Rosário e da Rua dos Passos – existem ruas com os mesmos nomes que são em direção às capelas. Em estilo Barroco Rococó, em 1882 um incêndio destruiu a capela de São João Batista na parte central da igreja. Posterior a reforma foi construída uma torre que se assemelha em poucos traços ao estilo gótico. A igreja tem formato de cruz. Localiza-se na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, no centro da cidade.




SÍTIO HISTORICO-CULTURAL: ANTIGA CASA DA CÂMARA E CADEIA MUNICIPAL




Localização: Município de São João da Barra (21°38'5.53" S; 41° 2'58.93" O)


A primeira estrutura foi edificada em 1709 pelo construtor Antônio Fernandes da Silva e contava com telhado de palha. Por questões de segurança, uma reforma foi necessária em 1736, quando o presidente da Câmara era o corregedor José Pinto Ribeiro.
        A estrutura física como conhecemos atualmente iniciou com o processo de lançamento da pedra fundamental em 1794 com a obra sendo concluída em 1797. A construção não se caracteriza pelo cuidado com a forma, mas apenas com a resistência sendo suas paredes de grossura invulgar e as janelas fechadas por grades tramadas em rede.
        No andar superior funcionou a Câmara até o século XIX. É o único prédio sobrevivente do período colonial. Foi tombado pelo Iphan em 1967. Em 2011 foi restaurado e se tornou um Centro de Memória desta história legislativa e judiciária. Hoje é denominada Casa de Cultura João Oscar.