terça-feira, 29 de outubro de 2013

CERTIFICAÇÃO HERITY EM SÃO JOÃO DA BARRA


Em 2010, o município de São João da Barra começou a participar de um programa de Gestão Integrada do Território, chamado de GIT, motivado pela instalação do Complexo Industrial Portuário e Logísitico do Açu, que vem marcando não só a cidade, como o estado, Brasil e Mundo num novo conceito de logística portuária. Dentro deste programa, o conceito de gestão integrada de território abordou os três pilares do desenvolvimento sustentável: o social, o econômico e o ambiental.

No entanto, também abrangeu um quarto pilar que consta a cultura. Propriamente dentro de sistema de cultura no mundo, se faz necessário que haja organismos que possam arraigar parâmetros tangíveis de como está sendo levada a sério a cultura em determinado lugar. 

Desta forma, dentro das ações culturais do programa de gestão integrada de território, com a participação da sociedade sanjoanense, esteve contida nos debates a certificação do patrimônio cultural histórico de SJB e quem faz esta certificação no mundo, é o Instituto Herity. 

A Busca da gerência consciente dos patrimônios culturais materiais a serem certificados é o que, na realidade, move a Herity Internacional, em sua expertise, que é constantemente convidada por um ou vários interessados, sejam do Poder Público ou Privado, em nível mundial, para apoio em indicadores de gestão. Em São João da Barra não foi diferente. O Poder Público Municipal, em finais de 2012, se manifestou oficialmente no interesse em participar da certificação e conseguiu importantes parcerias com o Instituto IBIO e o Instituto EBX, através das participações da população nas rodas de debates sobre cultura junto à gestão integrada do território – GIT -  que era desenvolvida no nosso espaço geográfico. 

A Herity, que recebeu o pedido de São João da Barra, é uma instituição totalmente independente, sem fins lucrativos que tem sede em Roma, na Itália.  Tem importante visão em trabalhar pela gestão da qualidade do Patrimônio Cultural Mundial. A própria razão social da instituição, que tem seu nome Herity é a junção em língua inglesa das palavras Heritage (Patrimônio) somada à Quality (qualidade). 

Do pontapé inicial, das rodas de debates culturais da gestão integrada do território, do pedido oficial feito em finais de 2012, para a atual gestão do Prefeito José Amaro Martins de Souza – Neco - foram muitos os avanços conseguidos nos procedimentos para que a certificação final viesse a acontecer no próximo dia 05/11/2013 - dia da cultura. A vinda a São João da Barra de três representantes da Ereto, Sr. Mauricio Quagliuolo e Sra. Marnetto Gaia, sendo estes dois cidadãos da Itália e do Sr. Renaldas Gudauskas, sendo este um cidadão da Lituânia,  em março deste ano para realizarem a visita técnica, foi muito bem vista pela administração municipal e pelos diretores dos espaços culturais interessados e população. 

Feitas as observações, contatos, aplicadas as auto-avaliações e extraídos os relatórios pela Herity, a população local (visitantes dos espaços) participou do preenchimento de questionários respondendo à quesitos relacionados à gestão dos mesmos e estes documentos foram enviados para a sede da Herity na Itália, para apreciação e posterior divulgação de resultados.

 Diante das observações feitas e dos resultados obtidos pela participação da Herity na nossa cidade, do Poder Público e comunidade local, São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, se tornou o mais novo local a fazer parte de tão importante certificação, que já existe pelo mundo em 243 lugares diferentes, analisados pela Herity Internacional, desde 2004. A própria UNESCO vem reconhecendo a certificação Herity como forte ferramenta de gestão de qualidade de patrimônios culturais materiais, tomando-se do conhecimento de seus resultados, como parâmetros para políticas internacionais de vigília e incentivo de conservação dos diversos patrimônios culturais espalhados pelo globo terrestre. 

É também papel da Herity Internacional, além de visar a preservação dos espaços patrimoniais culturais materiais de relevância, incentivar ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico, buscando-se sempre o equilíbrio entre estes fatores, componentes da sustentabilidade. 

São João da Barra entra, portanto, para um rol de patrimônios culturais relevantes, certificados no Brasil e no mundo, destacando-se entre eles: o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí (onde se tem o Museu do Homem Americano); O Museu  das Minas do Metal, em Minas Gerais;  São José, em Santa Catarina, e; a Fortaleza da Barra , em Santos, São Paulo; 

Os alvos - símbolos que compõem as placas de cada certificação herity conseguidas por nossos prédios históricos - se guiam pelos seguintes parâmetros: conservação, comunicação, serviços e valor cultural. Desta forma, depois de afixadas em cada espaço, visam incentivar seus gestores na busca de melhorias constantes nestes quesitos, cujo objetivo é o de se chegar próximo à excelência da gestão de patrimônio cultural, com alto grau de satisfação dos seus visitantes.

Vale ressaltar que a certificação da Herity Internacional tem prazo determinado para vencimento, ou seja, três anos. Daí, a Prefeitura de São João da Barra poderá manifestar novamente o interesse em pedir a sua reavaliação para aumentar, dentro do alvo de cada prédio, sua pontuação nos quatro quesitos que são mostrados transparentemente para o público visitante. 


PROGRAMAÇÃO HERITY

05/11/2013 – DIA DA CULTURA
MANHÃ
10 horas - Coletiva de Imprensa no bicentenário prédio da Casa da Câmara e Cadeia Pública (Casa de Cultura João Oscar), no primeiro andar;
12 horas – Será oferecido Pela Prefeitura Municipal de São João da Barra um brunch para a imprensa presente à coletiva junto ao Centro Cultural Narcisa Amália. Pausa para almoço da Equipe Herity com representantes do Governo e Coordenação Geral de Cultura);
TARDE
14 horas - Entrega da licença ao representante e descerramento de placa da Estação das Artes Derly Machado;(A Estação das Artes Derly Machado estará promovendo uma feirinha externa, no pátio deck com barraquinhas do artesanato produzido em São João da Barra e com barraquinha de degustação de doces típicos do local. Duração de 15 minutos.)
15 horas - Entrega da licença ao representante e descerramento de placa do Cine Teatro São João; (Apresentação de esquete feita pelo Professor Saullo de Oliveira e seus estudantes do Palácio cultural Carlos Martins);
16 horas - Entrega da licença ao representante e descerramento de placa do Centro Cultural Narcisa Amália; (O Centro Cultural Narcisa Amália reviverá a cultura do São João, que é o padroeiro da cidade, contando a história do mesmo através da apresentação de uma artista local vestida de Narcisa Amália, com roupas da época (Brasil Republicano) e contando também a própria história de Narcisa Amália, grande ícone da literatura brasileira, uma das primeiras feministas do Brasil e ferrenha abolicionista. Ao mesmo tempo, nas salas do Centro Cultural Narcisa Amália estarão sendo mostradas as oficinas de geração renda e artesanato. A duração de toda a apresentação será de 15 minutos incluída a visitação, conforme indicação da Herity.)
16 horas e 30 minutos - Pausa para um café no Centro Cultural Narcisa Amália;
17 horas – Entrega da licença ao representante e descerramento de placa da Igreja Matriz de São João Batista; (Haverá o hasteamento de mastro com a imagem de São João Batista no Pátio da Igreja)
NOITE
18 horas – Entrega da licença ao representante e descerramento de placa do Palácio Cultural Carlos Martins; (O Palácio Cultural Carlos Martins apresentará aos presentes as oficinas de Balé e de desenho em caneta esferográfica como exposição de quadros que retratam a cidade.)
19 horas - Entrega da licença ao representante e descerramento da placa da Casa da Câmara e Cadeia (Casa de Cultura João Oscar); (A Casa de Cultura João Oscar vai levar aos presentes uma introdução à história do prédio e da própria Vila de São João da Praia, com visitação guiada. Duração do evento dentro dos 15 minutos pretendidos pela Herity.)
19 horas e 30 minutos - Encerramento oficial das certificações dadas pela Herity Internacional.
Dia 06/11
Dia livre para os representantes da Herity

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SÃO JOÃO DA BARRA E CAMPOS DOS GOYTACAZES. GEOSSÍTIO DA LAGOA SALGADA



Localização: Divisa dos Municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, na localidade Barra do Açu (41°00’30'”E; 21°54’10'’S)

Distante aproximadamente 25 km de Farol de São Thomé, a Lagoa Salgada faz parte do complexo deltaico do rio Paraíba do Sul. Esta lagoa ocupa uma área com cerca de 16 km2, estando situada em uma planície arenosa formada por cristas e praias (beach ridges) holocênicas, ao sul do rio Paraíba. A origem marinha destas areias é confirmada através da análise de foraminíferos, cujas formas encontradas evidenciam uma ligação aberta com o mar. A Lagoa Salgada é uma laguna hipersalina, que abriga ocorrências de estromatólitos carbonáticos colunares, domais, estratiformes, trombólitos e oncólitos da idade holocênica. A sua importância geológica e paleontológica pode ser comparada com as outras poucas ocorrências semelhantes como em Shark Bay (Austrália), Bahamas, Golfo Pérsico, Solar Lake (Israel), Salt Lake (EUA), Green Lake (EUA), Yellowstone National Park (EUA), Florida (EUA), Ilha de Hai-Nan (China) e Golfo do México, entre outros. (Martin et al. 1993). Um painel do projeto Caminhos Geológicos foi implantado na Lagoa Salgada cuja descrição consta do primeiro volume do SIGEP (Srivastava 2002)



                                          Imagen de Andre Pinto Pinto